top of page
Buscar
Foto do escritorRafaela Chor

Eu tenho depressão


Eu lido com a depressão desde os 16 anos. Nem sempre tem sido uma estrada de caminhos tortuosos, muitas vezes, ela nem se manifesta, mas especialmente, recentemente, as coisas têm tomado outro rumo.


É muito difícil descrever algo invisível e colocar no papel uma sensação que nem todo mundo consegue entender, mas vou tentar dizer aqui o que eu sinto quando a depressão decide me atormentar.


Ela é sorrateira, não pense que ela vem avisando que está chegando, quando você menos percebe, ela já tomou conta de aspectos da sua vida que você nem imaginou que poderiam ser afetados.


De repente você simplesmente perde o apetite, ou perde a vontade de ir a lugares que você tanto gostava. Te falta energia, algo que nunca havia faltado antes. As coisas parecem estar longe de você e você se sente por fora de tudo. É como se o mundo rodasse e você se encontrasse estagnada no mesmo lugar.


Sem perceber, você vai ficando com mais sono, mais vontade de dormir e de ficar sozinha. Ao mesmo tempo, você sabe que precisa conhecer gente nova e sente que não tem energia para isso mais. A famosa “bateria social” acaba cedo e você só quer ficar em casa.


A vida sexual também é afetada e você sente que tem algo de errado com você e, principalmente, com o seu corpo. Aquele que você tinha uma relação saudável antes e, agora, tem momentos turbulentos numa relação de amor e ódio.


Você causa discórdia ao não conseguir agir do jeito que as pessoas esperam que você aja e, aos poucos, vai ficando para trás porque nem todo mundo tem a obrigação de lidar com essa nova versão de você.


É uma versão doída, que machuca a todos a sua volta se as coisas saírem do controle, mas especialmente, machuca a você.


A depressão é algo que te tira o brilho do olho quando você se olha no espelho até o ponto de você não se reconhecer mais. Ela tira o riso do rosto, o frescor da pele e deixa seu cabelo em estados que você desconhecia.


De repente você não tem vontade de tomar banho, não tem vontade de acordar de manhã porque tudo o que você consegue pensar logo cedo é na hora de dormir novamente e se desligar do mundo.


Sim, o mundo. Ele é o culpado por tantas doenças, inclusive a depressão. Se você tem depressão, a culpa está longe de ser sua, é daquilo que se tornou tóxico a ponto de te fazer adoecer.


O mundo está cada dia mais doente e adoecendo aqueles que moram nele. Com pessoas que só ligam para a própria vida e não fazem a menor questão de perguntar “oi, como você está? Lembrei de você”, o mundo tem se tornado cada vez mais individualista.


Então, não se culpe por se sentir sozinha. O planeta todo está sozinho. Cada um focado em evoluir de forma individual e, muitas vezes, a custo do não desenvolvimento de outras pessoas.


A depressão chega até para aqueles que sorriem em fotos nas redes sociais. Ela dá os mesmos impulsos que você tem de se automutilar naquela pessoa que parece que está rodeada de “amigos” no Instagram.


Ela só decide não falar sobre isso com ninguém e você se sente um peixe fora d’água ao lidar com a sua depressão de forma solitária


Claro que cada caso é completamente diferente um do outro, essa é a minha experiência com a doença, mas pode ser que para você seja completamente diferente.


Eu sinto muita vontade de me machucar, em causar mal para mim mesma e estou fadada a acreditar em tudo o que a depressão me diz. Se ela disser que eu não tenho amigos, eu vou acreditar. Se disse que eu não sou boa o suficiente o meu trabalho, por que duvidar dela?


É aí que eu estou errada e tentando me desconstruir. A depressão mente, tem pensamento pútrido e destinado a ferir você a cada brecha que ela conseguir. Ela engana e faz com que a verdade dela seja a verdade universal, quando na verdade, está totalmente discrepante com a realidade.


Não me entenda errado, eu ainda caio no papo da depressão diariamente, e não sei como me livrar dele. Mas, é importante procurar alguém que não caia para te ajudar a sair dele, como uma terapeuta, por exemplo.


Olhares terceiros vão te fazer entender que as coisas não estão tão ruins quanto parecem. É como se fosse um par de óculos que você usa de visão 3D e as coisas parecem maiores do que realmente são.


O recado que eu dou para você que lê esse texto é para não desistir quando tudo parecer sem saída. Há sempre um caminho não explorado para te livrar do tormento que é a depressão, e geralmente esse caminho envolve pedir ajuda.


Não, não há motivos para ter vergonha em pedir ajuda. Ninguém tem vergonha em pedir ajuda quando se tem um câncer ou quando se tem uma pedra no rim. São doenças, assim como a depressão.


Só porque ela é invisível, não significa que ela não existe.






120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

30 e poucos

Commenti


bottom of page